Com o objetivo de realizar o alinhamento com o negócio, a eficiência organizacional e os controles robustos, um conjunto de políticas, princípios, normas e processos orientados para a eficiência das organizações de TI tem que ser adotado, como:
ITIL:
O Information Technology Infrastructure Library é um conjunto de melhores práticas para gestão de serviços de serviços em Tecnologia da Informação-TI. Esta práticas estão contidas em sete livros, por isso termo “Biblioteca”, entre esses livros os dois primeiros se destacam: Service Support (Suporte a Serviços) e Service Delivery (Entrega de Serviços).
Ao adotar o ITIL, após um criterioso estudo de viabilidade, onde todos devem estão engajados, a área de TI da empresa pode ser beneficiada proporcionando uma integração maior internamente no que diz respeito a redução do tempo de execução de serviços e de solução de problemas, aumento da satisfação dos usuários e clientes, maior controle da gestão, redução de custos operacionais entre outros. Lembrando que o ITIL não é um método ou manual, é uma estrutura flexível que pode ser adaptada às necessidades da empresa.
COBIT:
o Control Objectives for Information and related Technology é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento e controle das iniciativas de TI nas empresas, é um guia para a gestão de Tecnologia da Informação. Está dividido em quatro domínios:
– Planejamento e Organização;
– Aquisição e Implementação,
– Entrega e Suporte;
– Monitoração.
O ponto central é o gerenciamento da informação com os recursos de TI, para garantir o negócio da empresa baseado nos recursos de controle de objetivos, um framework (modelo), mapas de auditoria, ferramentas de implementação e um guia de técnicas de gerenciamento.
Com as práticas de Gestão baseadas no Cobit, fornece métricas para a avaliação de resultados, orientando para um melhor gerenciamento de processos do negócio. Portanto, o Cobit fornece uma política clara para o controle de TI, e no alcance das metas da organização.