E-commerce, em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Envolvendo o desenvolvimento, o marketing, as venda, as entregas, os atendimento e o pagamento de produtos e serviços negociados.
Tecnologias do E-Commerce: Para um bom funcionamento do E-Commerce é necessário alguns processos de administração e de operações bem sucedidas das atividades de e-commerce.
Dentre esses processos, temos:
Controle De Acesso: Responsável pelos processos referentes a segurança entre as partes numa transação comercial por meios de mecanismos como senhas, chaves criptográficas, certificados, assinaturas digitais.
Criação de Perfis Personalizados: Ao entrar num site de e-commerce, o usuário (cliente) está sujeito a ter seus dados recolhidos e destinados a um processo de criação de perfis. Para isso são utilizados registro de usuários, formulários, arquivos de cookies, software de acompanhamento do comportamento de navegação e o feedback do usuário. Esses Perfis são usados para enquadrar o cliente em uma categoria e proporcionar uma visão personalizada dos conteúdo do site.
Gerenciamento de Busca: Fornece os processos eficientes e eficazes de busca para auxiliar os clientes a encontrarem produtos ou serviços específicos. Seguindo um mecanismo de busca baseado em conteúdo, como a descrição do produtos ou em parâmetros como menor ou maior preço, faixa de valores, entre outros.
Gerenciamento de Conteúdo e catálogo: Utilizar um Software de gerenciamento de conteúdo auxilia as empresas de e-commerce a desenvolver, criar, entregar, atualizar e arquivar dados de texto e informações de multimídias em websites de e-commerce. Catálogos multimídia de informação do produto.
Sistemas de Fluxo de Trabalho (Workflow): É usado para a colaboração entre empresas. Assim ajudando os funcionários a colaborarem eletronicamente para a realização de tarefas estruturadas de trabalho.
Processos de Notificação de Eventos: É a base da maioria dos sistemas de e-commerce, onde na maioria das vezes opera em conjunto com algum software de fluxo de trabalho, assim monitorando todos os processos de e-commerce e registrando todos os eventos relacionados a uma transação, e usando como meios usados para divulgar as notificação os E-Mails, Mensagens de Textos, Redes Sociais e as novas tendências em comunicação.
Colaboração e Comércio: É referente as colaborações de empresa a cliente, empresa a empresa e cliente a cliente.
Processos de Pagamento Eletrônico: Eles são vitais nas transações do E-Commerce e são realizados através de débito, crédito, financiamentos, entre outros.
Processos de Pagamento na Web: É realizada através de compras no cartão de credito, feitas em sites de E-Commerce.
Tipos de E-Commerce:
B2C (Empresa-a-Consumidor): é uma iniciativa de negócios na web que ofereci produtos ou serviços voltados diretamente aos clientes.
B2B (Empresa-a-Empresa): É uma iniciativa onde as empresas prestam serviços ou vendem produtos de empresa para empresa.
C2C (Consumidor-a-Consumidor): É uma iniciativa onde os consumidores vendem de consumidor para consumidor através de leilões.