top of page

OLTP (Online Transaction Procressing)

Online Transaction Processing ou Processamento de Transações em Tempo Real, são sistemas com o objetivo de registrar todas as transações contidas em uma determinada operação organizacional. Para o sistema funcionar é necessário um suporte para transações em rede. Utilizando o processamento cliente/servidor e softwares intermediários que permitem que as transações rodem em diferentes plataformas de computadores numa rede.

Vantagens:

  • Simplicidade: Pois com o sistemas existe uma grande redução de documentos e uma forma mais rápida de calcular retornos e despesas, ou seja, simplifica as coisas nos negócios. Um outro fator é que permite aos consumidores a escolha de como eles querem pagar, tornando muito mais fácil concretizar uma transação.

  • Eficiência: A dinamiza enormemente as bases de uma organização, os processamentos individuais são mais rápidos e estão disponíveis de forma ininterrupta.

Desvantagens:

  • Segurança: A disponibilidade plena das informações que esses sistemas propiciam, também deixa os dados à mercê de crackers e intrusos.

  • Falhas no Sistema: A menor falha no sistema tem o potencial para causar uma série de problemas, causando perda de tempo e dinheiro. Outro custo a ser observado é o para a falha potencial de servidores. Isto pode causar demora na recuperação ou até mesmo perda de uma quantidade incomensurável de dados.











bottom of page